Direitos dos Trabalhadores em Frigoríficos

Recentemente a Justiça do Trabalho vem reconhecendo alguns direitos de funcionários que trabalham em frigoríficos.

Dentre eles, o principal é o adicional de insalubridade, que geralmente não é pago pelas empresas do ramo. A Seara Alimentos vem sendo condenada ao pagamento desta verba com bastante frequência.

O direito de receber adicional de insalubridade é garantido para aqueles trabalhadores que estão sujeitos a trabalho em ambientes frios e com muito barulho. Clique aqui e garanta seu direito!

É o caso do trabalho em frigoríficos, em que o ambiente de trabalho é sempre muito frio e com ruído elevado. Além disso, muitos trabalhadores têm direito ao recebimento de diferenças de horas extras.

Ainda, também há casos em que é possível receber pelas horas de trajeto e pelo tempo que se espera o ônibus fretado da empresa.

Também existe o caso do pessoal da higienização que tem que fazer o intervalo “logo que chega” no trabalho. Para esses casos, a Justiça do Trabalho vem conferindo o direito a receber 1 hora extra pelo fato dos trabalhadores serem obrigados a fazer o tempo de intervalo logo no início do trabalho.

Conheça os direitos dos trabalhadores em frigoríficos

Recentemente a Justiça do trabalho de Amparo reconheceu o direito de um trabalhador e condenou a empresa Seara Alimentos ao pagamento de aproximadamente R$ 90 mil a um trabalhador, por conta de insalubridade, horas de trajeto e tempo de espera do fretado. Isso aconteceu no processo 0010200-77.2019.5.15.0060.

É muito comum também que trabalhadores adquiram alguma doença por conta dos movimentos repetitivos na linha de produção, por exemplo, de frangos.

Em outro caso, também contra a Seara Alimentos de Amparo, uma trabalhadora foi diagnosticada com problemas de tendinite e bursite em punho e ombro.

A Justiça do Trabalho reconheceu o direito da trabalhadora no processo 0010817-37.2019.5.15.0060 e deferiu indenização por danos morais e materiais para a trabalhadora.

Esse conteúdo é informativo e para saber mais sobre os direitos dos trabalhadores de frigoríficos. Quer entender mais? Entre em contato!

auxílio-acidente

O que é o auxílio-acidente?

O auxílio-acidente é benefício pago pelo INSS ao segurado acidentado, quando, após a consolidação das lesões decorrentes de acidente, o trabalhador ficar com sequelas que

LEIA MAIS